Blog destinado a fazer críticas de albuns recém lançados e de clássicos recomendados também. As notas serão avaliadas de 0 a 7. Sendo de 0 a 3 RUIM, de 4 a 6 BOM e 7 EXCELENTE. Lembrando que uma crítica nada mais é do que uma opinião pessoal formada através de uma bagagem cultural e conhecimento de vida. Não é necessário ataque de fanatismo, encarem apenas como um ponto de vista diferente do seu e, claro, comentem deixando sua opinião. Deixem a música falar mais alto...

sábado, 26 de abril de 2008

"Hard Candy" - Madonna [2008]


A rainha do pop está de volta! E? Qual a novidade? Madonna não é o tipo de cantora que costuma deixar seus fãs esperando um novo disco por muito tempo. Vamos recapitular os últimos passos da cantora que, na minha opinião, começou sua carreira nos anos 90 após o nascimento de sua primeira filha Lourdes Maria.

Tudo bem, não vou ser tão radical. Madonna tem duas fases na sua carreira: a ruim e a boa. A ruim é logo no começo da carreira nos anos 80, quando ela fazia um linha “putona” e só queria saber de causar polêmica com musicas que abordavam virgindade, materialismo, igreja e gravidez na adolescência. Mas até que nesse meio tempo ela nos presenteou com boas músicas como “Like a Prayer” e “Vogue”. Depois sim vem a boa fase da cantora, em meados dos anos 90, quando ela passa a ter uma postura mais séria (como no filme “Evita”). Logo veio a Cabala, o casamento com o diretor Guy Ritchie e os filhos, que não se resumem apenas em Lourdes Maria e Rocco, Madonna “deu a luz” a grandes clássicos também, como “Ray Of Light”, “Frozen” e “The Power of Goodbye” (1998), “Don’t Tell Me” e “Music” (2000), “Hollywood” (2003) e “Hung Up” (2005).

Agora, depois de grandes sucessos, como os acima citados, o que esperar de uma cantora que já fez de tudo um pouco? “Hard Candy” com certeza não é a resposta certa. Realmente “4 minutes” é uma ótima gravação (também com Timbaland e Justin Timberlake não poderia ser diferente), mas dizer que o novo álbum de Madonna é “inovador” ou “o melhor da carreira” é um exagero a parte. A rainha do pop faz o que já fez em outros trabalhos, uma espécie de pop urbano. A diferença é que desta vez ela aderiu as batidas de hip hop. Desse disco podemos esperar bons singles, como “Candy Shop”, “The Beat Goes On” e “Give it 2 Me”. Mas só. “Incredible” e “Dance Tonight” são boas (parece até que saíram de algum álbum do Portishead), mas não soam tão radiofônicas para tocarem nas rádios. Outras como “Heartbeat” e “Spanish Lesson” quase não possuem vocais da cantora. A capa achei sem muita criatividade, esperava mais. Em compensação o vídeo de “4 minutes” é excelente. Enfim, “Hard Candy” não será o seu disco favorito, mas não custa ouvi-lo. Quem nasce Madonna nunca perde a majestade.

Nota 5

Por Paulo Mendonça

Um comentário:

Unknown disse...

Segundo comment já q o primeiro foi apagado por "forças estranhas"...hauahuahau

Adorei a iniciativa de vocês!

Adorei 4 Minutes, não curto a Madonna, mas amo suas músicas. Acho que a canção seria até melhor sem o Justin. Quase não se precebe que o cara tah em parceria com ela, mas não tiraria o Timbaland de jeito nenhum... O cara é um GÊNIO!!!!

ADORO OS 2!!